Profissionais promovem campanha contra Psicofobia em Vilhena

  Preconceito com pessoas que sofrem de algum transtorno psíquico ajuda piorar os casos e atrapalham no tratamento do paciente.

Foto: Andreia Machado

Com objetivo de combater a Psicofobia profissionais de saúde estão realizando uma campanha de conscientização contra o preconceito com as pessoas que sofrem de algum transtorno psíquico em Vilhena. Os profissionais estão fazendo palestras em faculdades e também conversando com a população em geral e pacientes do Hospital Regional de Vilhena levando informações para combater a Psicofobia.

A psicóloga vilhenense, Diene Nepomuceno afirma que cuidar da saúde mental ainda é um assunto pouco discutido e cercado de muitos tabus e preconceito. Para muitos, ir ao psicólogo ou ao terapeuta ainda é considerado "coisa de doido".

"Existe um estigma muito grande que vem sendo combatido, mas que ainda é realidade, inclusive o preconceito atrapalha as pessoas de buscarem tratamento para os problemas de saúde que as afligem", diz à psicóloga que ressalta que desde 2014 a Sociedade Brasileira de Psiquiatria está liderando a campanha de combate à Psicofobia no Brasil.

Diariamente são diagnosticados pacientes com depressão, esquizofrenia e transtornos de ansiedade em Vilhena. Diene Nepomuceno ressalta que é preciso combater a Psicofobia. Ela apontou que doenças ou transtornos mentais como casos de ansiedade e depressão vêm crescendo de forma preocupante entre os jovens e saber reconhecer os sintomas pode ajudar a combater o medo ou preconceito dos que convivem com um paciente.

Diene Nepomuceno pontua que o medo de pessoas diagnosticadas com doenças mentais contribuem para que o paciente deixe de procurar ajuda e não receba o tratamento médico adequado.

"É preciso evitar julgamentos preconceituosos, pois eles são nocivos ao paciente que ainda debilitado precisa lidar com os efeitos colaterais dos medicamentos", destaca a psicóloga que ressalta que as pessoas que estão com problemas devem procurar atendimento médico e assim melhorar a qualidade de vida. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também: