Todos os municípios de RO voltam à 1ª fase do plano de reação contra a covid-19; nova reclassificação está prevista para 8 de maio

Avanço ou retroação entre as 4 fases do plano depende da lotação de leitos de UTI e tamanho da fila de espera  

Vilhena, maior município do cone sul, tem 10.611 infectados pelo novo coronavírus. | Foto: Prefeitura de Vilhena (RO) | Reprodução

A nova Portaria Conjunta nº 35, de 24 de abril de 2021, publicada pelo governo do estado, mantém todos os 52 municípios na Fase 1 do Plano Todos por Rondônia. A Portaria foi publicada na edição 85 do Diário Oficial, considerando os critérios estabelecidos no Decreto nº 25.859, de 6 de março de 2021, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Conforme apresentado na nova Portaria, quanto ao prazo de permanência dos municípios nas referidas fases, serão, obrigatoriamente, no mínimo 14 dias, com ressalva para a hipótese mencionada no § 2° do art. 5° do Decreto nº 25.859, que discorre sobre a possibilidade de manutenção, evolução e retroação dos municípios, nas respectivas fases, conforme estudos realizados pelas secretarias responsáveis, das quais emitirão por ato próprio, os ajustes necessários, dada a realidade de cada cidade e sua devida regulamentação.

Foto: Prefeitura de Vilhena (RO) | Reprodução

Os municípios da macrorregião de saúde que apresentarem ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, na rede pública estadual e municipal, igual ou superior a 95% (noventa e cinco por cento) e/ou quantitativo de pessoas na fila para internação em leitos de UTI, superior à disponibilidade de vaga, excepcionalmente nos últimos sete dias, serão classificados na Fase 1.

De acordo com a Portaria Conjunta, fica estabelecido o cronograma de publicação da próxima classificação para a data provável de 8 de maio de 2021, utilizando dados do período 24 de abril a 7 de maio de 2021. 

Leia, na íntegra, o documento:






Fonte: SECOM - RO/ Governo de Rondônia

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/