Páscoa: entenda o que significa cada dia da Semana Santa e veja comemorações curiosas pelo mundo

Chegando no próximo domingo, dia 4, a data convida a refletir e celebrar a vida

Neste ano, a Páscoa é comemorada no dia 4 de abril, próximo domingo. O termo significa "passagem da escravidão para a liberdade".

Apear do comércio sair beneficiado com a data, o real sentido dela tem apelo religioso, o principal para muitos que comemoram o dia que relembra a Ressureição de Jesus Cristo.

Hoje (01/04) começa, de fato, o feriado prolongado. Mas a famosa Semana Santa começou bem antes, desde o último domingo, dia 28. Ela marca o fim da Quaresma, período iniciado na quarta-feira de cinzas, após o Carnaval. De acordo com a tradição católica, dia em que os fiéis se dedicam à penitência, preparando-se para a comemoração da Páscoa.

Em 2021, mesmo com a pandemia em ascensão na maior parte do Brasil, os cultos religiosos que celebram a data poderão ocorrer em Rondônia, de acordo com decreto estadual nº 25.940, que permite até 30% de público dentro dos templos para municípios enquadrados na fase 1 (no momento, todos os 52).


SAIBA O SIGNIFICADO DE CADA DIA DA SEMANA SANTA


DOMINGO DE RAMOS (28)

Celebração da entrada de Cristo em Jerusalém. "Ramos" é uma referência ao ato do povo de cortar ramos e folhas de árvores para cobrir o chão por onde ele passou. A chegada despertou desconfiança e medo de sacerdotes, que começaram a tramar sua condenação e morte.

SEGUNDA-FEIRA SANTA (29)

Jesus chega a Betânia, realizando a última visita aos amigos, anunciando que sua hora havia chegado.

TERÇA-FEIRA SANTA (30)

Jesus anuncia sua morte e seu traidor, beijando Judas.

QUARTA-FEIRA SANTA (31)

A Igreja realiza a 'procissão do encontro' entre mãe e filho, quando homens saem com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres, com Nossa Senhora das Dores.

QUINTA-FEIRA SANTA (1)

Dia da Última Ceia. Antes do jantar, Jesus Cristo lavou os pés dos discípulos, ensinando sobre humildade. Na ceia, Jesus partiu pão e vinho e partiu, explicando que simbolizavam seu corpo e sangue.

Ao fim do jantar, Judas saiu para entregar Jesus às autoridades. Após cantarem um hino e orarem, guardas chegaram para prender Jesus. Ele foi levado para a casa do sumo-sacerdote para ser julgado.

SEXTA-FEIRA SANTA (1°)

Jesus Cristo morre crucificado. Ele foi interrogado, espancado e chicoteado. Guarda romanos colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça. Ele foi crucificado por volta de 12h, ao lado de dois ladrões. Às 15h, Cristo morreu e foi sepultado em um lugar próximo.


SÁBADO SANTO (OU SÁBADO DE ALELUIA)

A pedra que fechava o túmulo de Jesus Cristo foi lacrada e soldados romanos guardavam a entrada do local, para evitar que o corpo dele fosse roubado.

DOMINGO DE PÁSCOA

Dia da ressurreição. O corpo e o espírito de Cristo foram reunificados. A pedra que cobria o túmulo foi removida e um anjo apareceu. Ao fim do dia, Jesus apareceu para todos os discípulos.


VEJA ABAIXO COMO A PÁSCOA É COMEMORADA EM OUTROS LUGARES DO MUNDO:

GRÉCIA: 

Lá, ovos de chocolate dão lugar a ovos de galinha pintados de vermelho. Os ovos simbolizam a vida, já, a tinta vermelha, o sangue de Jesus.

POLÔNIA:

O poloneses preparam o Pão de Páscoa para comer com amigos e familiares. Mas o dono da casa não pode ajudar no preparo, pois a superstição, por mais engraçado que pareça,  é de que o bigode dele fique cinza, além da receita desandar.

AUSTRÁLIA:

Na Austrália, quem leva os ovos de chocolate é Bilby, um personagem equivalente ao coelhinho da páscoa. Bilby é um Marsupial, um pequeno animal que pode chegar até 60cm de comprimento.

 ALEMANHA:

Por lá, a Páscoa coincide com a chegada da Primavera, por isso, os alemães enfeitam as árvores com ovos coloridos. 

POLÔNIA:

A comemoração dos poloneses lembra muito as celebrações de Halloween. Lá, as crianças saem pelas ruas pedindo e ganhando doces. 

Veja mais notícias sobre ReligiãoCultura.

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/