Prefeita de Cacoal concorre a prêmio nacional do SEBRAE por projeto ambiental

Foto: Mario Quevedo / Glaucione Rodrigues ao lado de Daniel Pereira (à esquerda) e CIrone Deiró

 Escolhida "Prefeita Empreendedora" do Estado de Rondônia pelo SEBRAE no quesito gestão ambiental, Glaucione Rodrigues (MDB) implantou metodologia que agrega ação de vários setores da administração de Cacoal, cujo resultado foi a proteção, potencialização ou recuperação plena de várias nascentes nas áreas urbana e rural do Município. O resultou impactou positivamente dezenas de famílias e viabilizou empreendimentos familiares rurais, gerando o reconhecimento do SEBRAE e projeção nacional. O modelo criado em Cacoal está sendo levado a outras cidades, e neste início de semana foi apresentado a estudantes do IFRO de Colorado do Oeste e lideranças comunitárias de Cerejeiras.

A iniciativa de levar o modelo cacoalense para outros pontos do Estado partiu do superintendente de SEBRAE de Rondônia, Daniel Pereira, contanto com apoio e colaboração da própria prefeita e os gestores do programa, denominado "Renascer das Águas", que foram pessoalmente as duas cidades sulistas falar sobre o empreendimento. Em Colorado o Secretário Municipal de Agricultura de Cacoal, Jorge Murer, palestrou para os estudantes do curso de Gestão Ambiental e outros alunos do IFRO, explicando o método e apresentando os resultados.

Já em Cerejeiras, além da palestra do técnico, a própria prefeita Glaucione falou com representantes do Município, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e Associação dos Produtores Rurais, além do deputado estadual Cirone Deiró (Podemos) detalhando a iniciativa. "Trata-se de um esforço da prefeitura, que mobiliza entre outros setores as secretarias de Obras e de Agricultura, além do SAAE, em parceria com produtores e a comunidade em geral", ressaltou. O próprio Ministério Público apoia as medidas, que resultaram na recuperação de mais de trinta nascentes em poucos meses de ação.

Para o superintendente do SEBRAE a instituição que dirige tem obrigação de dar suporte e articular os vários agentes envolvidos na questão a fim de propagar o modelo de sucesso criado em Cacoal. "Temos aqui a possibilidade de colocar alunos e professores do IFRO em ação junto as prefeituras da região para implantar projetos semelhantes. Contamos com apoio da prefeita Glaucione, que se compromete em ceder o know-how aos demais Municípios, inclusive liberando seus técnicos para ensinar a metodologia nas outras cidades", destacou Daniel Pereira.

O entusiasmo de todos com os resultados apresentados pelas autoridades cocoalenses através de fotos e vídeos recolocou em debate a questão da sustentabilidade agregada ao modelo econômico do Estado, preservando as reservas de bens naturais em paralelo com a atividade agropecuária. "O coroamento desta ação criada em nosso estado pode acontecer em breve, pois as chances do projeto de Cacoal vencer o prêmio nacional de prefeito empreendedor são muito boas" destacou Pereira.

Por sua vez Glaucione declarou que o melhor de tudo isso é poder levar progresso e qualidade de vida a famílias que não dispunham de fornecimento de água com qualidade em suas casas e propriedades, "fazendo com que nosso mandato e a nossa administração tenham função social de fato", afirmou. 

Foto: Mario Quevedo / Palestra reuniu autoridades e lideranças comunitárias de Cerejeiras e região

Veja mais notícias sobre PolíticaSaúdeEconomiaGeralCidades.

Veja também: