Professor da UNIR lança livro em RO sobre produção audiovisual indígena

​ Sessões de lançamento ocorrem em Porto Velho e Vilhena. Obra foi contemplada pelo Programa de Apoio à Pesquisa para Publicação Científica da FAPERO. 

O professor Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia, lançará o livro "Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias". As sessões de lançamento ocorrerão em Porto Velho e Vilhena.Na capital, o evento será realizado na quinta-feira, 5 de dezembro,às 19h40, no Audicine Sesc Esplanada, no âmbito da III Mostra Sesc de Cinema. Já em Vilhena o lançamento ocorrerá na terça-feira, 10 de dezembro, às 19h30, na Biblioteca do Campus da UNIR.

A obra analisa 28 documentários da série "Cineastas indígenas" realizados entre 1999 e 2011 pelo projeto Vídeo nas Aldeias, precursor no Brasil na formação de cineastas indígenas, e propõe a categoria de documentário autoetnográfico para o corpus analisado, à medida que, ao se conceder uma câmera aos indígenas, lhes é permitido dizer o que quiserem, quando, onde e como filmar, a partir de uma perspectiva interna, na qual eles apresentam suas aldeias, seu cotidiano, sua história, suas festas e rituais, assim como os problemas sociais que enfrentam.

A partir da análise fílmica, em uma perspectiva textual e contextual, o livro revela o processo de realização cinematográfica (preparação, filmagem e montagem) do projeto Vídeo nas Aldeias, no qual a autoria é compartilhada e a ética, um elemento presente em todas as etapas. Mostra, ainda, o emprego e a modulação de diferentes gestos estéticos com uma forte influência dos cinemas direto/verdade, e evidencia o papel político desempenhado pelos documentários.

Publicado pela Margem da Palavra, selo acadêmico da Editora Urutau, a obra é resultado da tese de doutorado do autor e conta com prefácio de seu orientador, professor Marcius César Soares Freire, do Departamento de Cinema da Universidade Estadual de Campinas.

O livro foi contemplado pelo Programa de Apoio à Pesquisa para Publicação Científica (PAP-Publica) – Chamada nº 008/2017 – da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO).

Currículo do autor – Juliano José de Araújo é doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de doutorado na Université Paris OuestNanterre La Défense. É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, onde se graduou em Comunicação Social/Jornalismo. É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual.

Serviço:Lançamento do livro "Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias", de Juliano José de Araújo

- Porto Velho

Quando: quinta-feira, 5 de dezembro

Horário:19h40

Onde:Audicine Sesc Esplanada, Av. Presidente Dutra, nº 4175

- Vilhena

Quando: terça-feira, 10 de dezembro

Horário:19h30

Onde: Auditório da Biblioteca do Campus da UNIR em Vilhena

Fonte: Assessoria  

Veja mais notícias sobre GeralEventosEducaçãoBrasil.

Veja também: