De Rondônia para o Brasil: livro fotográfico, assinado por autor vilhenese, sobre cultura indígena, será lançado na próxima sexta (30)

Obra retrata a vontade da etnia Nambiquara de mater vivo o "Ritual da Menina-Moça"

Na próxima sexta-feira (30), será lançado, através de uma live, o livro fotográfico "Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça" que retrata o ritual centenário praticado por indígenas de Rondônia.

O projeto do livro é coordenado pelo fotógrafo vilhenense Washington Kuipers e tem como objetivo retratar e valorizar a cultura dos indígenas Nambiquaras, que tentam preservar sua tradição através da realização deste ritual, que celebra a passagem de vida das meninas índias para a vida adulta. Para os indígenas, a continuidade desse ritual é a perpetuação das tradições do próprio povo. Com danças e comidas, a festa marca a cultura de toda a tribo, pois todos participam da organização do rito.

Segundo Washington Kuipers, o livro visa preservar a memória material e imaterial regional, valorizando a historiografia e o patrimônio cultural dos indígenas Nambiquaras. 

O projeto do Livro Fotográfico "Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça" foi contemplado no edital nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, no Eixo I Publicação de Livros e Revistas Culturais – no Item I na linha de apoio de Publicação de Livros Inéditos – Individual com recursos do "Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO", Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.

Com distribuição gratuita nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas do Cone Sul de Rondônia, o livro pretende incentivar a leitura e permitir que os leitores conheçam os costumes, beleza e a riqueza cultural dos indígenas Nambiquaras, desenvolvendo assim o respeito e compreensão de outras realidades.

A live de lançamento do livro será transmitida a partir das 20h através página do Facebook da Associação Diversidade Amazônica, também pelo Facebook do Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções no seguinte endereço, além do canal do canal do Serpentário Produções no YouTube.

"Na live de lançamento vamos falar sobre como foi o processo de produção do livro que é o resultado de um trabalho de pesquisa fotográfica de cinco anos. Estamos preparando tudo com muita dedicação e carinho e espero que a população assista a live e conheça mais sobre a cultura dos indígenas Nambiquaras, que tanto contribuíram com a riqueza cultural do nosso belo Estado de Rondônia", 

convidou Washington Kuipers.

Veja mais notícias sobre CulturaRondôniaVilhena.

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/