Feriados religiosos dividem por três a próxima semana e ACIV orienta comerciantes

Dia do Evangélico e Corpus Christi "caem" na terça e quinta-feira respectivamente

FOTO: Divulgação / Empresas devem ficar atentas e seguir normas da CLT para funcionar nestes dias

Um e feriado oficial do Estado de Rondônia, o outro uma data católica oficialmente estabelecida como ponto facultativo. O fato é que na próxima semana duas datas comemorativas cristãs dividem o calendário e vão dar trabalho aos comerciantes para decidir entre manter ou não seus estabelecimentos aberto ao público. A Associação Comercial e Industrial de Vilhena aguarda posicionamento do governo para saber se haverá ou não um "super-feriadão" de fim de semana.

Os feriados correspondem, respectivamente, ao "Dia do Evangélico" e a Corpus Christi. O primeiro, dia 18, é uma data oficial do calendário do Estado de Rondônia, portanto vale como feriado. Já o outro é classificado por aqui como ponto facultativo, pois não existe suporte legal que o considere feriado oficial. No entanto, por tradição centenária, a data comemorativa católica costuma ser guardada. Porém, tanto num quanto no outro, qualquer empresa que resolva manter o ritmo normal de funcionamento deverá estar atenta ao que determina a CLT para o trabalho em dias do gênero.

A possibilidade de minimizar o transtorno, "emendando" os feriados – pela lógica transferindo a pausa da terça-feira para a sexta, depende, de acordo com a ACIV, de uma decisão do governo do Estado, que é o "dono" deste feriado. Por enquanto isso não ocorreu, portanto a tendência momentânea é de termos três "segundas-feiras" na semana que vem. 

Veja mais notícias sobre CidadesComércioGeralEventosEconomia.

Veja também: