Idoso sai de casa e está vivendo como morador de rua em Vilhena

Para sobreviver ele está vendendo materiais recicláveis e contando com ajuda da população.

Bairro Bodanese Foto: Joel Jonas
José Alves

Na manhã de hoje (25), a nossa equipe conheceu a história de um idoso, que há 1 mês está morando na rua. Após algumas divergências familiares, o homem de 62 anos decidiu sair da casa de um de seus familiares e está vivendo através de colaborações e venda de materiais de reciclagem.

Em entrevista ele nos disse que havia pedido ajuda de seus familiares que residem na cidade "Eu pedi e eles trouxeram a lona. Trouxe comida aqui duas vezes e agora eu ligo ela fica brava e não voltou aqui mais", explica José.


Plantas que ele cultiva para venda

Para manter-se, o morador tem contado com a ajuda de pessoas e a venda de materiais de reciclagem, como por exemplo, latinhas e tubo de televisores. Ele ainda nos contou que tem algumas mudas frutíferas para venda.

O alimento que ganha através de doações são consumidos ali mesmo no local. Possui fogão, bebedouro e cama, improvisados.

Procuramos os familiares e por telefone nos foi informado que o idoso teria um possível caso de esquizofrenia, mas que a família não se negou a ajudá-lo. A saída de casa, segundo um dos membros, foi por vontade do idoso e que estão tentando fazer a interdição, mas que o mesmo se recusa a fazer os exames.

A nossa equipe também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e segundo o secretário "Se é uma situação que envolve agressão ou negligência, o caso é acompanhado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Se é um caso de conflito familiar, aí já envolve o Centro de Referência Assistência Social (CRAS), então ambas as instituições disponibilizam assistente social e psicólogos no qual esses profissionais averiguam a situação e realizam o acompanhamento de toda a família", explica Rafael Nunes. 

O caso está sendo analisado pela equipe da SEMAS e em conjunto com outros órgãos vão averiguar a situação para encontrar a melhor solução.

Local onde o homem está morando Foto: Joel Jonas

Veja mais notícias sobre SaúdeCidades.

Veja também:

giweather joomla module