Cerejeiras completa 38 anos neste dia (05/08), Conheça a história do município

O município foi criado em 1983. Dados históricos mostram que os primeiros imigrantes chegaram ao local por volta de 1975

Foto: gazeta RO

O município de Cerejeiras completa 38 anos na data de hoje quinta-feira (05/08). Segundo a secretária municipal de educação e cultura, Zenilda Terezinha Mendes, a data será celebrada com a fanfarra municipal, que realizará o Toque da Alvorada, percorrendo as principais Ruas e Avenidas de Cerejeiras a partir das 05h da manhã desta quinta-feira (05/08), finalizando o trajeto na sede da (SEMED) na prefeitura. 

O município foi criado em 1983, mas a história de Cerejeiras é antiga. Dados históricos mostram que os primeiros imigrantes chegaram ao local por volta de 1975. O vilarejo criado pelos moradores acabou se tornando um ponto de apoio para quem desejava navegar pelas águas do Rio Guaporé.

Foi durante a segunda Guerra Mundial, em 1939, que dezenas de nordestinos migraram para a região a fim de extrair borracha. Em 1943, o vilarejo recebeu a primeira pista de pouso para aviões. Com o término da guerra, os moradores foram embora. O local só voltou a ser povoado a partir da década de 60, durante a colonização do estado.

Daí por diante a região só veio a se expandir. Foi no projeto de integração da colonização Paulo Assis Ribeiro que a povoação cresceu. Como no local havia muitas árvores nativas de cerejeiras, os moradores resolveram chamar o vilarejo de Cerejeiras. O município foi emancipado no dia 5 de agosto de 1983, após desmembramento de uma área do município de Colorado do Oeste.

Fonte: da redação

Veja mais notícias sobre CidadesCerejeirasCultura.

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/