UNIR e SESC realizam Mostra Doc Rondônia

Evento ocorre de forma on-line; programação conta com 22 documentários e debates com diretores de Rondônia. 

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Serviço Social do Comércio (SESC) de Rondônia realizam de 17 a 30 de novembro de forma on-line e gratuita a Mostra Doc Rondônia. Vinte e dois documentários compõem a programação e estão disponíveis para visualização no site www.docrondonia.unir.br

O objetivo do evento é trazer ao público um panorama dos documentários realizados nas décadas de 1990 e 2000 em Rondônia e também a produção audiovisual de não-ficção mais recente do estado, além de refletir sobre os procedimentos de criação, as influências estéticas e, em especial, as condições de realização dos documentários rondonienses.

Os documentários foram divididos em quatro programas: Panorama anos 1990, Panorama anos 2000 e Panorama contemporâneo. A mostra também terá dois debates nos dias 24 e 29 de novembro, às 19h00, que serão transmitidos pelo Facebook do SESC e contarão com a participação de alguns dos diretores dos documentários.

A Mostra Doc Rondônia traz ainda uma homenagem em memória de Alejandro Bedotti com a exibição dos filmes Mulher e seringueira (1997), dirigido por ele, e Congratulations (1999), de Jurandir Costa, que tem a atuação de Bedotti e produção, roteiro e montagem dele em parceria com Jurandir. Alejandro Bedotti também assina o roteiro e atuou em Porto das esperanças (1991), documentário de Beto Bertagna que faz parte da programação Panorama anos 1990.

O evento é uma ação de extensão dos projetos de pesquisa "Práticas e imagens documentais na cultura audiovisual da Amazônia Ocidental" (Chamada Universal FAPERO nº 003/2015) e "Documentarismo rondoniense: análise de filmes de não-ficção (1997-2013)" (Chamada Universal CNPq nº 01/2016), coordenados pelo professor Juliano José de Araújo, do Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da UNIR. A Mostra Doc Rondônia é realizada em parceria com Betânia Avelar da Coordenação de Cultura do SESC de Rondônia.

A programação completa do evento pode ser acessada em www.docrondonia.unir.br

Fonte: UNIR/Vilhena 

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/