Trânsito Verde: parceria entre Senai e PMV resulta em rotatória com canteiro ecológico na avenida Brigadeiro

  A obra começou nesta segunda-feira e o aparato atende legislação ambiental

FOTO: Mario Quevedo / A construção da rotatória está sendo feita com a participação de alunos do Senai

 Há duas semanas, através de reuniões e estudos, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Semtran (Secretaria Municipal de Trânsito) firmaram parceira para a construção de um canteiro central ecológico no encontro das avenidas Brigadeiro e 34, no Bairro Bela Vista. A obra, definida em detalhes no projeto em anexo, teve sua execução marcada para esta segunda-feira 10 e já era prevista dentro das ações do programa "Trânsito Verde", iniciativa conjunta com a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), anunciado em 7 de abril (lembre aqui).

Ao todo o projeto envolve cerca de 60 alunos de três turmas do Senai, trabalhando também em atividades relacionadas à obra, de segurança e conscientização. O canteiro ecológico terá cinco metros de diâmetro e 50 cm de altura, com 42 pneus fixados entre si e também no asfalto, adesivos retro luminescentes e poste com luminária LED alimentada por energia solar.

Gutemberg Torquato, instrutor e engenheiro eletricista do Senai, destaca que boa parte do material foi obtido pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio) em parceria com empresas e que a construção será da Secretaria Municipal de Obras (Semosp). "O recurso para compra de alguns materiais foi nosso com a parceria da Gazin. Conseguimos tinta, tela, pneus inservíveis e parabolt (bucha para concreto metálico). Já plantas florais e aterro conseguimos com a Semma, enquanto o poste é da Semosp", explica Torquato.

Silvio Leite, gerente do Senai, conta que a entidade trabalha para contribuir na solução de problemas da comunidade. "Muitos acham que o Senai é uma instituição apenas para estudos, para formar técnicos, mas nossos projetos também são elaborados para serem efetivos e funcionais para melhorar a cidade", concluiu Sílvio.

Durante a execução das atividades, a Semtran irá trabalhar no gerenciamento do fluxo de tráfego das vias para não prejudicar o trânsito do local. O prefeito Eduardo Japonês acompanhará a execução da atividade que será realizada na próxima segunda-feira, 10. O projeto envolve também as secretarias municipais de Planejamento e Educação, bem como o setor de elétrica da Obras, comandado pelo assessor Dayvit Faca. 

Veja mais notícias sobre EducaçãoBrasilGeralCidades.

Veja também: