Senac promove terceira edição da “Semana de Enfermagem” em Vilhena

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena e contou com a presença de várias autoridades...

Foto: Paulo Portella /Auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena
Manoel Carlos Neri da Silva Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) realizou na noite desta quarta-feira, 15, a abertura da terceira edição da "Semana de Enfermagem" em Vilhena.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena e contou com a presença de várias autoridades entre elas do gerente do Senac de Vilhena, Marcelo Rafael de Oliveira, do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Carlos Neri da Silva, da coordenadora da área da saúde do Senac do município a enfermeira Paula Fernanda R. de Souza, do instrutor de saúde do Senac o enfermeiro Paulo Felipe Ramos dos Santos, do prefeito Eduardo Japonês entre outros.

Alunos de curso técnico e de graduação de enfermagem lotaram o auditório para prestigiar a abertura da Terceira Semana de Enfermagem que tem como tema "Valorização Profissional: novos rumos para a enfermagem no Brasil", que contou com uma palestra ministrada pelo presidente COFEN, Manoel Carlos Neri da Silva que ressaltou a importância da profissão no país.


Paulo Felipe Ramos dos Santos

Segundo o enfermeiro, Paulo Felipe, o evento tem como objetivo ressaltar a importância da valorização da enfermagem, e proporcionar um debate sobre o papel da enfermagem, suas lutas, direitos, deveres, conquistas, e a importância dos cuidados prestados pela equipe de enfermagem.

"É preciso que tantos os profissionais da enfermagem quanto os pacientes reconheçam o valor do trabalho desses profissionais que trabalham diariamente ajudando a salvar vidas", diz Paulo Felipe que ressalta que a expectativa é que cerca de 150 pessoas participem das atividades da Semana de Enfermagem.

De acordo com Paulo Felipe, dentro da programação, os participantes terão acesso às diversas palestras e roda de conversas sobre humanização, valorização dos profissionais e diversos outros temas.

Paulo Felipe ressalta que Vilhena é referência tanto no atendimento prestado a pacientes como na formação de novos profissionais de enfermagem no Cone Sul de Rondônia, pois o município conta tanto com cursos de graduação como de ensino técnico.Além disso, cerca de 350 profissionais trabalham na área da enfermagem no município.


Paula Fernanda R. de Souza

A enfermeira Paula Fernanda salientou durante o evento que a enfermagem é uma profissão que deve ser exercida com amor ao próximo de forma humanizada.

Opinião compartilhada pela aluna do curso de técnico em enfermagem Luciene Xavier que participou da abertura do evento e contou que sempre foi apaixonada pela profissão e agora está tendo a oportunidade de realizar o sonho de se capacitar."É um prazer participar do evento, tenho certeza que vou aprender muito com os palestrantes", disse a estudante.

Durante o evento o prefeito Eduardo Japonês anunciou para os participantes que em agosto será realizado o concurso com vagas na área de enfermagem. Já o diretor do Hospital Regional, Faiçal Akari, elogiou o Senac de Vilhena pela realização do evento e ressaltou a importância da parceria com a instituição para a realização do estágio nos cursos de técnico enfermagem.

As atividades da terceira edição da Semana da Enfermagem seguem nesta quinta-feira, 16, e encerra na sexta-feira, 17. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone do Senac de Vilhena (69) 3322-1060, ou pessoalmente na unidade que fica localizada na Avenida Sabino Bezerra de Queiroz, número 3661. 

Veja mais notícias sobre BrasilSaúde.

Veja também: