Seis agências do INSS em RO retomam atendimento presencial nesta segunda, 14

Apenas 15% dos funcionários estão trabalhando. Agendamento prévio é necessário nesta fase da retomada gradual das atividades. 

Foto: Reprodução

Seis das 19 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia retomaram nesta segunda-feira (14) os atendimentos presenciais. 

Neste período de retorno, depois de seis meses de suspensão devido à pandemia do novo coronavírus, o acesso será limitado e os usuários devem realizar agendamento prévio no site do INSS  https://www.inss.gov.br/ ou  pelo telefone 135 ou no aplicativo "Meu INSS".

O gerente executivo do INSS em Rondônia, Saulo Sampaio Macedo, informou que as seis agências abertas estão em: Porto Velho (na Avenida Campos Salles), Cacoal, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura e Costa Marques.

Saulo Sampaio reforçou também que de 160 funcionários, apenas 26 trabalham exclusivamente no atendimento ao público (15% do total).

O atendimento é feito apenas por agendamento prévio para evitar aglomerações dentro e fora das agências.

Filas chegaram a ser registradas na cidade de Jaru, mas o atendimento presencial no município segue suspenso e continua apenas por meio de aplicativos de mensagens.

Os serviços que são atendidos pelo INSS são:

  • Cumprimento de exigência (quem está devendo algum tipo de documento);
  • Serviço social;
  • Reabilitação profissional;
  • Justificação administrativa; e
  • Justificação judicial

A retomada da perícia médica está autorizada, porém ainda não há previsão de retorno porque ainda depende do cumprimento de uma série de exigências de segurança.

Sobre os horários de atendimento, o gerência executivo do INSS informou que está sendo feito um monitoramento durante esta semana, mas a princípio será das 8h às 13h (hora local).

O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. Antes da decisão judicial em São Paulo, a estimativa era de que mais de 600 das 1,5 mil agências do país estariam funcionando nesta segunda.

Atendimento

Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido. Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.

Se a temperatura estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário deverá orientar o segurado sobre:

  • a necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos;
  • importância de manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas; e
  • a obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.

Os servidores, empregados públicos, contratados temporários, estagiários, terceirizados e colaboradores deverão usar Equipamentos de Proteção Individual para realização das suas atividades.

Se a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico. O funcionário deverá ainda orientar o cidadão a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.

G1 


Veja mais notícias sobre Brasil.

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/