Rotas de fuga de civis são abertas na Ucrânia com cessar-fogo temporário

Rússia informou, nesta terça-feira (8), que corredores humanitários foram abertos em cinco cidades ucranianas

O Ministério de Defesa da Rússia informou, nesta terça-feira (8), que corredores humanitários foram abertos em cinco cidades ucranianas, entre elas a capital, Kiev. As forças russas afirmaram que interromperam os ataques nos locais das rotas por volta de 9 horas no horário local — 4 horas de Brasília. Assista acima ao vivo a cobertura especial da CNN.

Além de Kiev, os corredores estão localizados em Sumy, Cherhihiv, Kharkiv e Mariupol.

Autoridades do Ministério da Defesa da Ucrânia também confirmaram que o resgate em alguns dos corredores está acontecendo. Estudantes estrangeiros estão sendo levados de Sumy para Poltava.

No entanto, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Oleg Nikolenko, afirmou no Twitter nesta terça que forças russas bombardearam uma rota de evacuação para civis presos em Mariupol.

"8 caminhões + 30 ônibus prontos para entregar ajuda humanitária a Mariupol e evacuar civis para Zaporizhzhia. A pressão sobre a Rússia DEVE aumentar para que ela cumpra seus compromissos", escreveu. A Rússia não se manifestou sobre a acusação.

A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, pediu nesta terça-feira que os civis presos possam sair em segurança. "Repito meu apelo urgente para um fim pacífico das hostilidades", declarou.



Fonte: CNN Brasil


Veja mais notícias sobre BrasilEconomiaGeralInternacionalMundo.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/