Dia internacional dos povos indígenas, conheça um pouco da história

Uma pesquisa realizada no Brasil em 2019 pelo (Cimi), Registrou um aumento de 150% nos casos de homicídios contra indígenas.

Foto: Edgar kanayko

Nesse dia (09/08) comemora-se o dia internacional dos povos indígenas, criado em 1995 pela (Onu), a data levanta discussões sobre direitos humanos, diversidade e inclusão. Busca valorizar as diferentes culturas e etnias que existem ao redor do mundo, refletindo sobre a urgência em combater o preconceito e o racismo contra povos indígenas.

Uma pesquisa realizada no Brasil em 2019 pelo (Cimi) Conselho Indigenista Missionário. Registrou um aumento de 150% nos casos de homicídios contra indígenas. Racismo, discriminação etno-cultural, invasão, exploração de território. De acordo com Cristine Takuá, educadora indígena. O primeiro passo para combater a violência e o preconceito contra indígenas é por meio da educação. "Entender o passado de dominação que perpassa a história desses povos é uma forma de refletir criticamente sobre o assunto e gerar mais conscientização sobre a luta e os direitos indígenas", A autora também defende que um dos principais fatores de preconceito e racismo contra indígenas é a ideia equivocada de que eles compartilham uma cultura única. "Os povos indígenas são muito diversos e distintos em termos de língua, espiritualidade e costumes, mas no senso comum têm-se a ideia de que eles são uma coisa só", explica. 

Fonte: Da redação  

Veja mais notícias sobre BrasilCulturaInternacional.

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/