Artesanato ganha força com realização de feiras em Vilhena

7a08ba73-bbbd-47f4-be8a-7bc0ad585f6b

O artesanato de Vilhena tem ganhado espaço a cada dia graças ao trabalho de centenas de artesãos.

Artesanato ganha força com realização de feiras em Vilhena (Foto: Divulgação)

O artesanato de Vilhena tem ganhado espaço a cada dia graças ao trabalho de centenas de artesãos que com muita criatividade produzem e comercializam produtos quem encantam a população nas feiras realizadas pelos profissionais.

Segundo a coordenadora municipal de Artesanato, Hurby Santos, atualmente 186 artesões do município estão cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), mas a intenção é aumentar esse número. Ela ressalta que eles produzem vários tipos de produtos desde bonecas, laços de fita a pinturas.

Hurby Santos informa que graças à união do grupo e a busca pela valorização eles tem conseguindo destaque no município. "A busca pela valorização do artesanato em Vilhena é antiga e agora estamos colhendo os frutos. Vamos ter duas feiras mensais onde os artesãos vão poder mostrar e comercializar seus produtos", diz a coordenadora municipal de Artesanato.

De acordo com Hurby Santos, os artesãos de Vilhena também estão investindo na produção de artesanatos locais com temas amazônicos e vilhenenses. 

"Muitas pessoas que visitam Vilhena querem comprar produtos com a cara do município, e para atender essa demanda que estamos trabalhando!, 

informou Hurby Santos.

É o caso da artesã Andrea Cotta que produz velas, sabonetes com produtos amazônicos como óleos essenciais, e argilas. "Utilizar produtos da região amazônica é um diferencial grande que os clientes reconhecem", diz Andrea Cotta.

Já a artesão Elaine Dotti conta que a produzir artesanato como uma forma de distração e atualmente o hobby se transformou em um negócio lucrativo. Ela faz vários produtos de biscuit que encantam os clientes.

"Participar das feiras é importante, pois além de vender podemos divulgar nossa arte", 

afirma Elaine Dotti.
Artesanato ganha força com realização de feiras em Vilhena (Foto: Divulgação)
Artesanato ganha força com realização de feiras em Vilhena (Foto: Divulgação)

Opinião compartilhada pela artesão Lucia Muller que faz lindas bonecas e bichinhos de tecido. "Fico muito feliz em participar da feira é muito bom poder conversar com a população e mostrar nossa arte", fala Lucia Miller.

Hurby Santos ressalta que investir no artesanato é investir no turismo e no comércio. "O artesanato movimenta o comércio local, pois quando termina nossas feiras no outro dia o artesão gasta nas lojas comprando produtos para produzir novas peças. Para se ter ideia no ano passado durante uma feira que realizamos no município vendemos R$96 mil , isso é dinheiro que foi injetado na economia loca", salientou Hurby Santos que informou que as pessoas que produzem artesão e desejam se cadastrar para participar das feiras podem procurar a Fundação Cultural de Vilhena e fazer o cadastro.

Hurby Santos convida a população para participar das feiras que serão realizadas duas vezes ao mês no município.

"O artesanato é tão valioso que as pessoas precisam conhecer e valorizar", 

finaliza Hurby Santos.

Veja mais notícias sobre Brasil.

Veja também:

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.ronoticias.com.br/